Wednesday 23 December 2015

Estação VII

Próxima Estação: Jabaquara - Desembarque pelo  lado esquerdo do trem - Favor não apoiar nas portas de embarque-desembarque. Por favor pare. Identifique-se. Me dá o seu RG. Desculpe senhor, tenha uma boa noite. Eu não gosto de ficar de rolê aqui na Zona Sul de madrugada. Os cana já me pararam duas vezes, e eu nem estou parecendo suspeito. Deve ser o boné.
Lá vem o Rolls Royce com o motorista engomado do senhor Cerqueira. Hoje é dia de discutir negócios. Conversamos um pouco sobre a vida, ele me contou sobre sua namorada que completou 18 anos ontem. Ele deu um Porsche Cayman de presente pra ela. Com tanto esforço e generosidade é impossível não acreditar que seja amor verdadeiro.
Que sejam felizes enquanto durar o dinheiro do velho. Ele se acha esperto, acha que não está apaixonado, acha que não é um ciumento doentio, acha muita sobre si mesmo, por exemplo que não quer casar com ela. Quer evitar ter que dividir o dinheiro dos filhos e da esposa com uma adolescente voraz, segundo as palavras do velho. E a senhora Fibonacci não quer saber de conversa fiada.
Mas tá funcionando o sistema ainda seu Cerqueira? Perguntei num tom jocoso. Meu filho, você acredita que eu nem estou tomando Viagra? Ela é uma delícia me dá um tesão do cacete. Demos risadas e chegamos finalmente aos negócios.
Dois milhões? Pensei assustado, enquanto meus olhos encaravam aquelas sobrancelhas aparadas assim como os pelos grossos e brancos do nariz. Ele deve andar preocupado e bebendo muito. Esqueceu de aparar os pelos do rosto, esconder as espinhas. Suas rugas parecem linhas de Van Gogh.
Dois milhões é o valor de uma única propina. Onde os funcionários públicos recebem muito torna-se cada vez mais difícil a chantagem. Isso não é dinheiro pra mim. O que um Juiz honorário ganha por mês eu gasto por dia. E aqui no Brasil a gente sabe qual é a lei.
Estão cada vez mais raros os heróis. A tentação do capital faz todos se contorcerem. Ninguém quer ficar na merda, e quem já tem algum patrimônio quer garantir. Então rolou o famoso esquema da Mega-Sena. Faz tempo que estou tentando descobrir quem é o mafioso por trás dessa jogada. Com certeza algum alto escalão do governo.
A verdade é que o bolão dá uma chance maior de você vencer. Apostar 15 números de 60 aumenta consideravelmente suas chances. Fazer vários bolões, e ganhar qualquer um deles. Uma forma de mudar de vida com mais dinheiro legal. Fora que todos vão me achar o cara mais sortudo do mundo.
O escritório de advogados recebe meio milhão de dólares por mês para administrar meus negócios. Começamos a investir em educação privada na década de 90. No ano de 2016, nosso grupo empresarial é a maior e mais respeitada universidade particular da américa latina. Temos laboratórios sofisticados, bibliotecas modernas e amplas em todas as áreas, incentivos fiscais do governo e apoio de bancos, empresas e industrias.
Os gerentes do nosso grupo educacional contratam apenas professores doutores em universidades federais e estaduais. E pagamos o triplo mais benefícios horrendos para manter alguns professores. O próprio primeiro ministro da República leciona em uma das faculdades de nosso grupo empresarial.
Eu não entendo nada de educação. Fui educado nas ruas. Na verdade larguei a escola no sétimo ano do ensino fundamental. Na década de 80 costumava ter outro nome. Minha empresa pessoal era muito mais lucrativa e interessante do que a escola. Com dezoito anos eu já andava com uma moto mil e quinhentas cilindradas.
Peguei algum gosto pela leitura mas nunca li um livro inteiro. Leio pedaços, trechos, partes que eu considero importante. Como meu amigo Homero, traduzido por Haroldo de Campos. Tenho a parte I desse volume. A segunda parte dessa edição eu prefiro não comentar agora.
Carlota. Eu quero que você faça Farmácia. Sim, sabe esse grupo famoso de drogarias com o slogan em vermelho e azul? Foi a senhorita Carlota a grande empreendedora da década de 90. Crescemos como um pau de um adolescente, rápido, veloz e no inicio dos anos 2000 o governo desmontou nosso cartel de drogarias. Lucramos durante mais de oito anos vendendo medicamentos com monopólio em todo o país, ganhando todas licitações do governo.
A Senhora Carlota Heidenberg, casou com um alemão fabricante de  anestésicos. Ainda sob meus auspícios mandei ela estudar na França e na Inglaterra gestão de negócios em Farmácia.
O que eram meus 144 apartamentos residenciais na década de 90? Hoje tenho aproximadamente 800 imóveis comerciais nas zonas mais caras do país. O Senhor Cerqueira serviu vinho Merleau, se é assim que se escreve, enxaguou levemente os dedos, babou no guardanapo e acendeu um charuto.
Fiquei sabendo do seu plano de grampear os dourados. Não se meta com essa gente. Ele estava bem sério e mostrou estar bem informado. Acho que ele já está com a idade avançada. Eu preciso investigar os dourados senhor Cerqueira. Agora meus negócios são legais, a maioria pelo menos. É bom ficar atento e saber o que a polícia está fazendo. Não faça isso. Posso cancelar nosso contrato se você insistir. Não se brinca com os federais.
Próxima estação: Bolsa de Valores - Embarque na especulação financeira. Ainda não é tempo de adiantar o futuro Senhor Vanzetti. Minha namorada me perguntou porque esse nome. Disse que era o sobrenome do meu finado avô. Ela contou uma história sobre uns anarquistas italianos que foram condenados à morte nos Estados Unidos, acho que no século XIX.
Sacco e Vanzetti era o nome deles. Parece que as acusações foram forjadas Não há consenso entre os historiadores nem documentos que possam provar qual a causa da condenação desses dois italianos, senão por extermínio político. Será que os nomes carregam significados místicos? Há alguma revelação por trás do nome Vanzetti? Não acredito em nada disso.
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria , padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressucitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Todo domingo de manhã, depois da enfermeira dar o banho e trocar, eu levo a tia Margarida para a Igreja. Gosto da sensação de conforto do ambiente. Todos envolvidos em pensamentos bons. A hóstia. O vinho. Os cantos. Titia Margarida deve ficar feliz por dentro. É assim que eu penso ao ficar do lado dela. Vou evitar falar sobre o dia que Tia Margarida, melhor, minha avó faleceu. Como já sabem tenho recalque com a morte.
Na segunda-feira minha namorada estava com uma amiga da faculdade. A amiga insistiu que fossemos assistir uma aula na Universidade de São Paulo. Qual a sua graça? Ela "o que?", rindo. O seu nome. Beatriz. Faço Letras Alemão é um curso muito legal e...ficou falando por uns quinze minutos enquanto eu sorria. Para não fazer descaso com minha namorada aceitei o convite.
Diomedes foi uma grande herói na guerra de Tróia. Desempenha um papel crucial ao exibir sua fúria, ferindo os Deuses. Ares e Afrodite ficaram chorando depois dos golpes do furioso Diomedes, nessa situação favorecido pela deusa Atena. Um força inigualável entre os outros dois ajaxes. E o que acontece com Patroclo? Perguntou Beatriz.
Kleos em grego significa fama. Por exemplo, Cleópatra que é o inverso de Patroclo. Aquiles desejava a fama acima de tudo, e para a conseguir a glória de uma autêntica Kalos Kagathos ele não poderia, nem deveria portar-se como Kalon Kakon. Os gregos da Ilíada quando querem ofender uns aos outros os comparam com mulheres. Aquiles deseja a glória por meio do Kalos Thanathos. A bela morte no ápice de sua juventude, glória e desejo de vingança.
Aquiles chora para Tétis, a ninfa sua mãe para que peça a Zeus que a miséria caia sobre os argivos. Zeus para cumprir o pedido do herói favorece os Troianos e principalmente Heitor, o maior guerreiro entre o povo de Ilium. O professor continuava com um sotaque alemão.
Heitor torna-se um guerreiro imbatível e Aquiles manda Patroclo lutar em seu lugar. Apolo retira a armadura e as armas do primo de Aquiles e Heitor o assassina, ficando com a Armadura de Aquiles. Nesta ocasião Hefesto forjou outra armadura para o rei dos Mirmidões, melhor e mais leve do que a que agora é possuída por Heitor. Mas vamos discutir a questão da ação em Homero. Vamos até Aristóteles e sua Arte Poética...
Eu me coçava. Olhava o celular. Coçava a cabeça. De vez em vez olhava pra minha namorada. Ela sorria fascinada por aquele conteúdo. Eu nunca pensei essas coisas ao ler Homero. Acho que não estava entendendo nada da aula. Estava louco para sair dali. Amor, vou ao banheiro. E o professor discutia com um aluno: O que estamos discutindo nessa momento é a personagem Aquiles no contexto da guerra de Tróia. O senhor que está de pé. Olhei para o professor assustado. Qual a primeira letra que inicia a Ilíada?
Ira de Aquiles? Perfeito. Pode ir ao banheiro, como nossa colega que esta indo ao banheiro falou, o centro da obra está na fúria de Aquiles...Não esperei mais. Desci as escadas correndo e subi na garupa de uma XT 66. Fomos até o Jaguaré, logo ali do lado na universidade.
Aqui, nesse bairro cheio de vielas e ruas estreitas, com as casas mostrando os tijolos vermelhos, os telhados de amianto, as antenas e cabos irregulares, não passamos como visitantes. Vamos direto a um barraco onde seu morador guarda uma quantia ridícula de diamantes. Que por sinal foram roubados de uma de minhas joalherias. Esse safado roubou mais de dois milhões de dólares em diamantes. E fica escondido aqui na quebrada, esperando algum comprador.
E aí flor? Eu te espero aqui. Ela me dá um selinho. Eu bato na porta e ninguém atende. Dou a volta na rua e vejo o quintal. O senhor teria um copo d'água? Sorrio e ele entra para pegar. Era um jovem com cabelos longos e lisos, barba bem feita, branco,vestido com uma regata branca. Musculoso e atlético parecia até um modelo universitário. Novo, não deveria ter mais de 25 anos. Espero ser convidado pra entrar. Tem uma escolinha logo na esquina. Uns meninos jogam bola descalços na rua. Chuta a bola ae tio. Eu coloco a bola no pé do menino. Tenho um passe perfeito. Valeu hein. Falou, graças a deus senhor, obrigado pela água. Eu estou procurando a rua dos Valentes. O senhor sabe onde é? Não fica por aqui.
Senhor tá no céu. Falou com uma voz baixa e quase tímida. Como um cara desses conseguiu roubar minha joalheria? Parecia de família boa, cara branca de estudioso e pinta de ser graduado. Desculpa perguntar mas o senhor já estudou na Federal do Rio? Não. Eu sou formado pela Universidade de Harvard. Estou aqui na USP fazendo mestrado. Já fui na Federa do rió várias vezes. Muitas gatinhas e festas do caralho. Era a brecha que eu tava esperando. Então deve ter sido lá que a gente se conheceu. Tu falou que era jornalista e eu não esqueci de com seus olhos são lindos.
Entramos, ele ofereceu bebida e conforme fomos nos conhecendo ele ofereceu pó, doce, e eu tomei. Ele tentou se engraçar pra cima de mim. Como não tenho frescuras peguei no pau dele e percebi que tava duro. Dei um beijo na boca dele, a barba me picando, e quando ele começou a se empolgar disse que preferia que fosse num lugar mais selvagem ou num motel de luxo. Brinquei com ele. Isca. Isca.
Ele disse poder pagar em diamantes. Peixe. Depois da isca o peixe. Fiquei enfurecido como Aquiles, mas não poderia fazer isso ali, tão perto de uma escola primária. Fomos para o motel? Porra nenhuma, falei que tinha tesão de transar no mato e ele falou de uma matinha da Física que fica na USP.
As pessoas que ficam loucas pra transar não medem consequências. Fiquei nuns amassos com ele num lugar bem escondido, deitei ele no chão e tirei a cueca dele. Pedi pra ele fechar os olhos para ter o melhor boquete do mundo. Fiquei batendo uma pra ele pra ter certeza que não abriria os olhos. Com a outra mão comecei a massagear seu saco, com carinho e força, descendo o dedo um pouco mais pra baixo. O pau do cara não tinha um pelo. Enfiei o dedo no cu dele, e um pouco de porra saiu do pau, junto com um gemido. Me chupa, por favor! Eu quero muito sua boca no meu pau seu gostoso.
Se você fizer um movimento eu corto seu pau. Se gritar eu corto seu pau. Que delícia. Ele ainda de olhos fechados achou que fosse brincadeira. Tem um bisturi bem debaixo do seu saco. Falei seco. Ele abriu os olhos ao sentir o frescor da lâmina cortar levemente a base do seu pau.
Você tá louco, não brinca com isso. Se tentar correr vai se machucar. Se fizer movimento brusco vai ter o pau cortado. E acho que você gosta muito dele pra ficar sem. O celular vibra. Deve ter acabado a aula de Literatura Clássica. Escuta aqui filho da puta onde você botou a porra dos diamantes? Que diamantes? Eu forço um pouco a lâmina no seu pinto. Pára! Pára! Pára! Eu enterrei no fundo do meu quintal, debaixo de uma laranjeira. Você vendeu algum? Não, é difícil vender essa merda. Você é da polícia?
Não. Sou o dono da loja que você roubou nos Jardins. Lembra? Se roubasse até uns quinhentos mil reais eu não iria ligar. Agora diamantes de 100 kilates? Não, o senhor tem diamante suficiente para causar uma crise financeira no país. Aqueles diamantes não necessariamente declarados. Não fiquei explicando isso pra ele. Peguei o celular enquanto o encarava com o bisturi no seu pinto, agora murcho e parecendo uma minhoca esquisita.
Acho que nunca vou sentir tesão por pica. Flor. Entra no quintal e cava a laranjeira. Mala preta, vou abrir dentro da casa. Perae. E aí? Certinho. Como não gosto de torturar as pessoas disse que ele podia ir, contanto que não abrisse o bico. Eu fui na frente dele para ele se sentir mais seguro. Ele esperou um bom tempo e quando começou a caminhar eu, de cima da árvore dei um tiro na sua cabeça cheia de teorias e boas intenções. Largo a arma com ele e as digitais dele, junto com um frasco de antidepressivos. A polícia, ao entrar na sua casa achou provas forjadas. Uma pá que ele teria usado para cavar embaixo da laranjeira e encontrar fotos do namorado com outro. Muitas drogas e bebidas na casa e o laudo conclui que foi simplesmente suicídio.
Eu nem pego a moto. Vou andando até o instituto de Matemática para lavar as mãos com sabão. Seria nojento pegar na minha namorada depois de ficar tanto tempo com a mão no pau desse desgraçado ladrão. Você não ficou para o fina da aula? Desculpa meu anjo, meu sócio me ligou para dar uma boa noticia.
Próxima estação: Vila Madalena - Desembarque pelo lado direito do trem. Fomos nós três de trem tomar uns mé no buteco. A amiga dela ficou bêbada rapidinho e deixou cair o óculos. Mas acabou encontrando um gatinho na noite e fomos felizes até o raiar do dia. Quando tive de dormir e pensar novamente em meus compromissos na Capital. Com 10 milhões de reais eu consigo colocar cinco parlamentares no poder. Estou chegando lá. No aeroporto perguntam meu nome: Gennaro Vanzetti. Pois não? O senhor acabou de ganhar uma promoção de nossa companhia. Poderá viajar na primeira classe sem mais custos. Minha namorada segura minha mão quando o avião está para decolar. Ela sabe que eu tenho medo. Sua mão materna deixa-me seguro. Capital. Ouço o apito do avião.


Crônica improvisada

No comments:

Post a Comment